sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O homem um ser social

O homem foi criado para viver em comunhão, com seu Criador e com seus semelhantes, o próprio Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só (Gn 2.18)”. Em (Ec 4.9) diz: “...Melhor é serem dois do que um...”. O Senhor Deus nunca quis que o homem vivesse na solidão, pois a solidão causa desconforto, saudade, depressão, e a pessoa se sente inútil com a ausência de laços afetivos.
E a solidão só se vence com boas amizades, com simpatia, empatia, com namoro e casamento. Apesar de que nos dias atuais a palavra namoro esta fora de moda, os adolescentes e jovens adotaram o ficar, ficar não tem nada haver com o namorar, isso é uma distorção dos meios de comunicação aos valores morais estabelecidos por Deus.
Os jovens de hoje sofrem, pois a mídia apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos sexuais sem censuras, como forma prazerosa de viver a vida, tais comportamentos levam o jovem à promiscuidade sexual com tristes conseqüências e quando um moço ou moça fala sobre namoro sério, ele, ela, são alvos de piada e gozação por parte dos colegas de escola e de jovens que se dizem “crentes”, pois vivem nas igrejas, mas são descompromissados com Deus.
O namoro é um momento muito importante na vida de uma pessoa, agora o ficar, segundo como os jovens definem é o mesmo que passar o tempo com alguém sem ter compromisso com esse alguém e ai rolam beijos, abraços, relações sexuais e a até filhos indesejados e fora do contexto.
Nos anos 60 começou na Europa a chamada revolução sexual e no Brasil a partir dos anos 70, e essa dita revolução afirmava que homens e mulheres podiam desfrutar de direitos iguais, inclusive o sexo livre, a satisfação pessoal e a sensação do momento, sem ligação de sentimentos, entre os parceiros.
E de lá para cá a queda foi vertiginosa, o namoro foi deixado e os jovens foram forçados a abandonar os hábitos conservadores e adotar práticas pecaminosas ditadas pela cultura social. E a desvantagem maior é para a mulher, pois fica mal vista, mal falada e sujeita a uma gravidez indesejada.
É importante a mulher lembrar de que ela não é objeto descartável, que é usado e depois jogado fora. Moços e moças servos do Deus altíssimo valorizem as suas vidas, mesmo que zombe, Deus vos livrará dessa pressão maligna que atua no mundo sem Jesus. Jesus disse: O mundo jaz no maligno (I Jo 5.19), o sentido direto da palavra quer dizer: O mundo balança nos braços do diabo.
Infelizmente existem moças que com medo de perder aquele rapaz lindo, maravilhoso, cedem à tentação ao ouvirem, quando o belo diz: Amor prove-me, que me ama realmente. Esse é o golpe mais velho e baixo que já existiu, não caia nessa! Ele não ama coisa nenhuma e nem está preocupado com as conseqüências que ela e somente ela vai enfrentar, ele quer apenas se divertir com o corpo dela e mais nada. A resposta correta é: Se você realmente me ama espere pelo casamento.
Deus nunca estimulou a transa, muito pelo contrário a Bíblia condena essa prática, ou seja, o relacionamento fora do casamento (At 15.29; 21.25; I Cor 6.13-18; II Cor 12.21; I Ts 4.3-5). Deus sempre valorizou o casamento, em (Hb 13.4) a Bíblia diz: “Digno de honra entre todos, seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”.
Jovem conserve a sua vida integra e na presença do Senhor e com toda certeza Ele te honrará todos os dias da tua vida. Deus vos abençoe.
Presbítero Gilmar Custódio, líder da mocidade da congregação da Rua Inácio Antônio, centro (S.B.O) por sete anos.

Nenhum comentário: